MINIMALISMO. MAIS QUE ESTÉTICA, UM CONTEXTO HISTÓRICO, ECONÔMICO E SOCIAL.

OLÁ! QUE BOM TE VER POR AQUI NOVAMENTE!

SE VOCÊ TEM ACOMPANHADO NOSSA SÉRIE, NOS ÚLTIMOS POSTS VIU QUE JÁ FALAMOS SOBRE COMO TE AJUDAR A ENTENDER SE O ELOPEMENT É A PRAIA DE VOCÊS, DEMOS DICAS SOBRE COMO ORGANIZAR O SEU PRÓPRIO E ATÉ MESMO SOBRE CABELO E MAKE PARA CELEBRAÇÕES DIURNAS. A SÉRIE {LIGHT & FRESH} PODE ACOMPANHAR AQUI.

E HOJE VAMOS ENTENDER MAIS DA HISTÓRIA POR TRÁS DA DECORAÇÃO E QUE NOS LEVA ATÉ O NOSSO NOSSO CONTEXTO ATUAL EM QUE ESTAMOS NATURALMENTE PROPENSOS A SERMOS MAIS ESSENCIAIS NAS NOSSAS ESCOLHAS.

AQUI VOCÊS VÃO ENTENDER TUDO ISSO DE UMA FORMA BEM PRÁTICA COM A DECORADORA LUCIANA TEIXEIRA DA CETIM! SUPER RECONHECIDA POR SUAS DECORAÇÕES EXCLUSIVAS E MODERNINHAS, COM UMA ASSINATURA DE ESTILO BEM ÚNICA!

NÃO ESQUEÇA DE CHECAR O INSTAGRAM DA CETIM QUE TEM REFERÊNCIAS LINDAS E QUE VÃO TE INSPIRAR MUITO PARA ENTENDER MAIS SOBRE ESSE UNIVERSO ENCANTADOR DA DECORAÇÃO!

BEIJOS E ATÉ O PRÓXIMO POST!

LILE RUIZ

SÉRIE {CASAMENTOS FRESH & LIGHT} FEAT @CETIMDECORA


TODAS AS FOTOS DE DECOR FEITAS POR @LILERUIZ PARA @CETIMDECORA

MENOS É MAIS!

ESSA EXPRESSÃO QUE TODO MUNDO CONHECE E FALA DE VEZ ENQUANTO É O QUE, SEM DÚVIDAS, NORTEIA O UNIVERSO MINIMALISTA. MAS O QUE A MAIORIA NÃO SABE É QUE O MINIMALISMO NÃO NECESSARIAMENTE É UMA ESTÉTICA SIMPLES OU POBRE, O MINIMALISMO, NA MINHA OPINIÃO, É VALORIZAR O ESSENCIAL.

VAMOS CONTEXTUALIZAR UM POUQUINHO?!

TRABALHAR COM MODA, DESIGN, ARQUITETURA E DECORAÇÃO É TRABALHAR COM ARTE. E ARTE ESTÁ, NECESSARIAMENTE, LINKADA AO COMPORTAMENTO HUMANO.

NOS ANOS 50, 60, 70, 80, 90 CONSEGUIMOS ENXERGAR DE FORMA BEM CLARA AS EXPRESSÕES DE CADA DÉCADA, SUAS VERTENTES DE COMPORTAMENTO DESENCADEADOS NO UNIVERSO ESTÉTICO.

QUANDO CHEGAMOS NOS ANOS 2000, OS ESTILOS COMEÇAM A SE MISTURAR E AS MANIFESTAÇÕES ESTÉTICAS PASSAM A IMPRIMIR MENOS DEFINIÇÃO FIXA. O QUE VALE AGORA É AUTENTICIDADE, E O QUE LEVA À ESSA AUTENTICIDADE É A MISTURA.

FAZENDO UM RECORTE PARA O UNIVERSO DOS CASAMENTOS, NOTAMOS QUE A PARTIR DESSE PERÍODO É CRIADO, AOS POUCOS, UM ESTILO RÚSTICO DE FAZER CASAMENTOS.

O ESTILO RÚSTICO É TUDO QUE NÃO É CLÁSSICO, SEGUE TENDÊNCIAS E SAI DO TRADICIONAL. PORTANTO, FAZER UM CASAMENTO RÚSTICO DIALOGA DIRETAMENTE COM CRIAR UM CASAMENTO TOTALMENTE PERSONALIZADO, O QUAL ME É PERMITIDO MISTURAR E SER AUTÊNTICO. O MOVIMENTO DOS CASAMENTOS RÚSTICOS É UM CAMINHO SEM VOLTA, UMA VEZ QUE ESSA ESTÉTICA PERMITE UMA ENXURRADA DE POSSIBILIDADES. DE VERDADE, O CÉU É O LIMITE! NÃO É A TOA QUE A PARTIR DAÍ SURGEM NOMENCLATURAS COMO RÚSTICO CHIQUE, RÚSTICO FAZENDA, RÚSTICO ROMÂNTICO, RÚSTICO CAMPESTRE E, PASMEM, ATÉ RÚSTICO CLÁSSICO.

O MEU VER, COMO AUGE DESSA MISTURA SURGE A ESTÉTICA BOHO (OU BOHO CHIQUE) QUE SE DÁ A PARTIR DE UMA NECESSIDADE DA CRIAÇÃO DE OUTRA NOMENCLATURA PARA NOVO TIPO DE MISTURA, DESSA VEZ ONDE O FOCO É EXAGERO, INTEGRAÇÃO COM A NATUREZA E A LIBERDADE BOHEMIAN DE SER.

VINDO COMO REFLEXO DE TODA ESSA MISTURA E O EXCESSO DE INFORMAÇÃO, O DEBATE SOBRE ESCASSEZ E FORMAS SUSTENTÁVEIS DE SE FAZER CASAMENTO GANHA FORÇA, E É EM 2020, NUM CENÁRIO DE PANDEMIA, QUE O MUNDO CASAMENTEIRO COLOCA TODOS OS HOLOFOTES PARA ESSE ASSUNTO QUE É NECESSÁRIO E URGENTE. NESSE MOMENTO QUE TUDO PASSA SER QUESTIONADO E O MUNDO SE ENCONTRA NUM MOMENTO DE CONSCIÊNCIA E RESSIGNIFICAÇÃO DA VIDA, PALAVRAS CHAVES COMO: SUSTENTABILIDADE, PROPÓSITO E ESSENCIALISMO SE CONSAGRAM.

EU CONTEI ISSO TUDO PRA DIZER QUE O MINIMALISMO E A POSSIBILIDADE DELE SER UMA FORTE TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS ANOS É MUITO GRANDE, TANTO NO ÂMBITO DA MODA, DA ARQUITETURA, COMO NA DECORAÇÃO DE CASAMENTOS, UMA VEZ QUE É UM MOVIMENTO QUE DIALOGA COM AS PREMISSAS VALORIZADAS NO MUNDO DE HOJE.


MAS EM TEMOS PRÁTICOS, O QUE É O MINIMALISMO NO MUNDO DOS CASAMENTOS?

CASAMENTOS MINIMALISTAS SÃO BASEADOS NA ELEGÂNCIA E NO CHARME DA SIMPLICIDADE. UM ESTILO SEM EXAGEROS, QUE VALORIZA O ESSENCIAL E O PROPÓSITO DAQUELA CELEBRAÇÃO. DESDE A DECORAÇÃO, NÚMERO DE CONVIDADOS, ATÉ O TRAJE DOS NOIVOS, ESSA ESTÉTICA DEFENDE OS CASAMENTOS MAIS LEVES.

VARIAÇÕES DIVERSAS:

MINIMALISMO ORGÂNICO + MINIMALISMO INDUSTRIAL + MINIMALISMO CLÁSSICO + MINIMALISMO ROMÂNTICO

DECORAÇÃO

SÃO CRIADOS AMBIENTES MAIS CLEAN, O QUE SIGNIFICA DECORAÇÕES SEM MUITOS DETALHES, COM DESTAQUE E MAIS SIGNIFICADO EM ITENS QUE REALMENTE SÃO IMPORTANTES. ESCOLHA POR MÓVEIS MAIS RETOS, COM DESIGN MODERNO E POUCAS VARIAÇÕES ENTRE ELES. TOALHAS LISAS E PEÇAS DE VIDRO SÃO BASTANTE USADAS NESSE ESTILO.

VESTIDO & BUQUÊS & CONVITES

USO DE TECIDOS MAIS ORGÂNICOS, SEM BRILHO E RENDAS. CAIMENTO RETO, E O DETALHE FICA PARA A MODELAGEM. OS BUQUÊS TENDEM A LEVAR FLORES E CORES ÚNICAS. CONVITES SEGUEM COM APOSTA EM DETALHES MAIS SUTIS E POUCAS INFORMAÇÕES: DIRETO E RETO. GRAFIA NÃO CURSIVA E ENVELOPE E ACABAMENTO SIMPLES.


PALETA DE COR & DESIGN FLORAL

NEUTRA, SEM MUITOS CONTRASTES. NA MAIORIA DAS VEZES BRANCO E VERDE. O DESIGN FLORAL COM USO DE MAIS FOLHAGENS DO QUE FLORES, DESIGN FLORAL MAIS CLEAN, ARRANJOS COM FLORES ÚNICAS. PLUMA CANA E SUAS VARIAÇÕES SE ENCAIXAM MUITO BEM COM ESSE ESTILO.


PRA FINALIZAR, VALE PONTUAR QUE TEMOS E SEMPRE TIVEMOS DIFERENTES TIPOS DE PÚBLICOS, COM DIFERENTES TIPOS DE DEMANDAS, E ISSO VAI CONTINUAR EXISTINDO. PORTANTO, EXISTEM CASAIS QUE OPTARÃO POR CASAMENTOS MAIS MINIMALISTAS, COMO EXISTEM OUTROS QUE OPTARÃO POR UMA MEGA ULTRA POWER CASAMENTO PORTENTOSO, AGORA QUE ELA PASSOU POR UM PERÍODO DE CONSUMO REPRIMIDO. E TÁ VALENDO! PORQUE NUM MUNDO ADAPTADO NA ERA PÓS COVID, O QUE VALE É CELEBRAR!

MAIS INSPIRAÇÕES PARA SEU PINTEREST

Lorem ipsum dolor sit amet


visite aqui

DECORAÇÃO MINIMALISTA

{LIGHT & FRESH} COM CETIM


“Luciana Teixeira é sócia-proprietária e mente criativa por trás da Cetim. Especializada em decorações personalizadas e apaixonada pela estética minimalista desde 2010”

e a sua vibe, está mais para minimalista também? se tiver qualquer dúvida, não hesite em me mandar um oi!